No âmbito de uma escola inclusiva que visa formar cidadãos ativos, responsáveis e informados num futuro de incertezas é necessário desenvolver nos alunos competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos.
Nesta perspetiva, após amplo debate nacional que envolveu professores, académicos, famílias, parceiros sociais e alunos, foi aprovado o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017). Este documento curricular de referência para a organização de todo o sistema educativo define os princípios, os valores e áreas de competências (académicas, sociais e emocionais) pelos quais se pauta o desenvolvimento do currículo, no âmbito da escolaridade obrigatória.
Os princípios e valores da estrutura conceptual do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória espelham a filosofia de base humanista na qual todo o documento se baseia como objetivo de apoiar os alunos a mobilizar valores e competências que lhes permitam atuar e tomar decisões livres e informadas sobre questões ambientais, sociais e éticas e desenvolver uma participação cívica, ativa, consciente e responsável na sociedade.