Seminário Educação Inclusiva | Apresentação dos resultados do Relatório de Análise da Educação Inclusiva em Portugal, da OCDE - Acesso à gravação
Portugal, através do Ministério da Educação, integrou o projeto da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico - “Strength through Diversity” - A Diversidade faz a Força, solicitando um estudo sobre a implementação do regime jurídico da educação inclusiva, com vista à sua melhoria contínua.
O lançamento do relatório aconteceu no passado dia 23 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, com intervenções do (então) Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, da líder do Projeto OCDE Lucie Cerna, de Susanne Conze, da Comissão Europeia, do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, de Paulo Santiago, chefe da Divisão de Assessoria e Implementação de Políticas da Direção da Educação e Competências da OCDE, de Victoria Soriano, líder de projeto da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva e de Pedro Cunha, da Fundação Calouste Gulbenkian, também parceira na elaboração do estudo, além da Comissão Europeia.
No encontro foi também dada voz a alunos da Escola Artística António Arroio, de Lisboa, e do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, de Setúbal.
A participação de Portugal no projeto decorre da publicação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho), cujo artigo 33.º prevê o acompanhamento, monitorização e avaliação da sua implementação, com vista à melhoriacontínua da educação inclusiva.
O relatório analisa a promoção da educação inclusiva em Portugal com base nas políticas e práticas nas áreas de governação, recursos, capacitação, intervenções a nível escolar e monitorização e avaliação.
Aceda à gravação do Seminário.
Sessões Virtuais sobre Baixa Visão - fevereiro 2022
Realizaram-se sessões regionalizadas em parceria com a Sociedade de Oftalmologia Portuguesa, com mais de 500 inscrições:
Sessão Centro - 11 de fevereiro - Apresentação da Dr.ª Catarina Paiva
Seminário Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade
O Seminário Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade promovido pela DGE, em colaboração com a rede de Centros de Recursos TIC, no dia 20 de fevereiro 2020 teve lugar na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa, com a participação de cerca de 170 participantes.
Intervenções dos CRTIC e parceiros com projetos no âmbito da inclusão e acessibilidade:
- Acessibilidade à Internet: a declaração de acessibilidade, o selo de boas práticas da AP e as novas ferramentas de validação de conteúdos Web, Jorge Fernandes e Cláudia Cardoso, Agência para a Modernização Administrativa.
- Recursos educativos tangíveis: novas propostas para os CRTIC, Rui Teles, NAID/ESE Porto.
- Fundação Altice - programas para a inclusão, Daniel Freitas.
- O manual digital como fator de inclusão nas escolas, Rui Pereira, Porto Editora - Demo Manuais Digitais.
- Desafios na avaliação das necessidades de alunos: casos especiais, Painel CRTIC zona Norte.
- Vantagens e limitações do software livre/gratuito/APP's e produtos de apoio de baixo custo, Painel CRTIC zona Centro.
- Novos desafios para os CRTIC à luz do novo regime jurídico para a inclusão, Painel CRTIC zona LVT.
- Projetos em parceria, Painel CRTIC zona Sul.
Vídeos da Mostra
- CRTIC Caldas da Rainha
- CRTIC Amadora/CANTIC
- CRTIC Viseu
- CRTIC Mirandela
- CRTIC Cinfães
- CRTIC Santarém
- CRTIC Portalegre
- CRTIC Porto
- CRTIC Faro
- DGE
Mural de produtos de apoio produzidos pelos CRTIC
Seminário Educação Inclusiva
O Seminário Educação Inclusiva realizou-se no dia 17 de maio de 2019, em Lisboa, com uma audiência de cerca de 700 participantes.
Foram realizadas entrevistas com diretores de agrupamentos de escolas e outros intervenientes no Programa do Seminário tendo sido assegurada a transmissão direta do evento.
Outras entrevistas no canal YouTube da DGE:
Diretora AE Pedro Eanes Lobato, Seixal;
Diretor do AE Monserrate, Viana do Castelo;
Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores;
Prof.ª Ariana Cosme, Universidade do Porto;
Mãe de alunas do AE Pedro Eanes Lobato.
Foram expostos Posters de projetos e parcerias de agrupamentos de escolas.